sexta-feira, 9 de abril de 2010

Padre Cícero revisto


O amigo Valdecy Alves, cearence de Senador Pompeu (mas que residiu e agitou a cultura de Sorocaba na década de 1990), produziu um interessante documentário sobre a vida de Padre Cícero. O documentário tem por título "Padim Ciço, santo ou coronel?" e pode ser assistido no Blog do Valdecy (http://valdecyalves.blogspot.com/p/videos.html).

No próprio Blog você tem uma sinopse do documentário, que publico abaixo:

Documentário abordando a vida de Padre Cícero, mostrando-o por completo, com todas as suas virtudes e críticas dos inimigos da época. Foram dois anos de filmagens, 2007 e 2008, em duas romarias de finados. Há depoimentos de sociólogos, artistas, entrevistas e imagens dos romeiros que fazem de Juazeiro do Norte um espetáculo e de Padre Cícero um símbolo da resistência dos excluidos sociais, através da religiosidade. Conheça por completo Padre Cícero, o Cearense do Século e um dos grandes personagens da história da América Latina. Santificado pelo povo, renegado pela igreja, odiado e amado ao mesmo tempo, o que é comum às grandes personalidades.


Assisti ao documentário e gostei. Enviei ao Valdecy as minhas observações sobre o filme:

Valdecy Alves:
Uma vez mais você nos surpreende com a santificada ousadia de nos perturbar (no sentido positivo de instigar e remexer o que parecia sedimentado em nossa mente) arrebatando-nos do marasmo e apresentando-nos a controvertida figura de Padre Cícero sob óticas pouco vistas ou debatidas. Certamente a lição que deveríamos ter aprendido com a História é que sendo ela prima-irmã da Mitologia, mesmo assim por um capricho da natureza, não produz filhos heróis como a outra. Somos homens, embora não nos conformemos com tal limitação. E essa inconformidade gera a elevação de ícones em mitos heróicos, imortais. Por outro lado, atiça o deus da inveja - universal deus que soprou nos ouvidos de Caim, de Rômulo, de Iago e riu-se da desgraça de Édipo e Jocasta / Iemanjá e Orungã - que logo arrebanha adeptos para criar rótulos do inversamente proporcional vitupério: os heróis são, para seus inimigos, os demônios.
Porém, seu documentário transcende essa visão aristotélica-maniqueísta e dicotômica para apresentar outras possibilidades, algumas dialéticas, de corrigir as distorções e trazer a figura de Padre Cícero para o local que lhe convém: o de um homem em seu tempo.
Parabéns!
Carlos Carvalho Cavalheiro.
05/03/2010.


Um comentário:

  1. Amigo Cavalheiro, obrigado pela matéria e pelo comentário cercado de uma profunda visão crítica, o que lhe é muito peculiar e dá muita credibilidade ao que escreve, por isso assume o caráter de comentário-elogio, vindo de sua parte. Felicidades.

    ResponderExcluir