terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Curso de Bonecas Étnicas

Recebi hoje esse cartaz com o curso de Bonecas étnicas. O curso inicia-se em 20 de março e as inscrições podem ser feitas através do e-mail: casalaudelina@yahoo.com.br
No cartaz não diz, mas creio que seja em Campinas / SP.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Preto Pio lutou pela liberdade


Poucos sabem, mas em fins de outubro de 1887 ocorreu uma fuga de escravos na cidade de Capivari / SP. O líder dessa fuga era o escravo conhecido por Preto Pio. Centenas de escravos fugiram das fazendas dessa cidade e também de Porto Feliz e Sorocaba. Foram à pé até a Serra do Cubatão, onde, ocorreu um desentendimento entre Preto Pio e um soldado do exército, resultando na morte de ambos.

A luta do Preto Pio acabou por resultar na recusa do Exército brasileiro em continuar dando caça aos escravos fugitivos e, consequentemente, impulsionou a assinatura da Lei Áurea (13 de maio de 1888) seis meses depois desse episódio.

Preto Pio é o Spartacus e é o Zumbi do Médio Tietê!

Viva a memória do Preto Pio!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Mobilização contra Liberdade de Januário Renna

Causou polêmica a concessão de liberdade do ex-secretário municipal Januário Renna, acusado do crime de pedofilia. Confira abaixo a entrevista de Gilson Amaro, do DCE da Uniso, sobre esse caso:

http://www.radiocacique.com.br/am/index.php?option=com_content&view=article&id=1758:mobilizacao-contra-liberdade-de-januario-renna&catid=24:entrevistas&Itemid=43

Mobilização contra Liberdade de Januário Renna
Normal 0 21 O DCE- Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Sorocaba (DCE Capucho),deve realizar manifestações pela cidade nas proximas semanas contra a decisão da justiça que concedeu liberdade ao ex secretário da Administração da prefeitura de Sorocaba Januário Renna acusado de pedofilia . A informação foi concedida nesta sexta feira 05/02,pelo presidente da entidade Gilson Amaro no JC- Jornal da Cidade.

OUÇA


Spartacus em prol da liberdade




EU SOU SPARTACUS!


Spartacus foi um personagem histórico (120 a.C. a 70 a.C). Gladiador, foi o líder da maior revolta de escravos do Império Romano conhecida como Guerra dos Gladiadores. Liderou um exército de mais de 100 mil homens, a maioria gladiadores (e, por isso, escravos).

Reconhecendo a força de organização de seus comandados, atribui-se a Spartacus a frase: "Um gladiador vale por muitos legionários" [soldados romanos].

Spartacus teve sua revolta esmagada por Crasso, e mais de 6000 rebeldes foram crucificados.

Em 1960, o diretor Stanley Kubrick dirigiu o filme Spartacus, estrelando no papel principal o ator Kirk Douglas. Uma das mais célebres cenas desse filme foi quando, já prisioneiros do exército romano, Crasso pergunta aos gladiadores: - Quem é Spartacus? Um gladiador responde: - Eu sou Spartacus! Outro também, e mais outro e logo todos, em uníssono respondem: - Eu sou Spartacus!

O nome de Spartacus tornou-se símbolo da luta contra a opressão dos povos. E a opressão existe quando não se respeita as diferenças, quando não se respeita o outro.

Eu também sou Spartacus!