quinta-feira, 24 de novembro de 2011

I Festival de Cultura Afro Brasileira de Capivari - 2011





Estarei presente a esse evento, no dia 27 de novembro, a partir das 10 horas da manhã, falando sobre a produção do meu cordel "A História do Preto Pio e a fuga de escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba".



Entrada Gratuita. Espero todos lá.



Local: Casa da Cultura de Capivari.
Informações: (19) 3491 1322.









Professor de História participa do I Festival de Cultura Afro-brasileira de Capivari
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro, que leciona a matéria de História na EMEF. Coronel Esmédio, em Porto Feliz, participará no dia 27 (domingo) numa roda de conversas dentro do I Festival de Cultura Afro-Brasileira de Capivari.
Na oportunidade, Carlos Cavalheiro falará sobre o seu livro "A História do Preto Pio e a fuga de Escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba", cordel publicado em 2007 (em comemoração aos 120 anos da referida fuga).
Também chamado de Êxodo de Capivari, esse evento foi responsável por uma mudança nos rumos da escravidão no Brasil. O líder da fuga, Preto Pio, foi morto na Serra do Cubatão, bem próximo ao destino final de sua jornada: o Quilombo do Jabaquara. No entanto, antes de morrer, Preto Pio matou um soldado. Isso fez com que o exército se recusasse a caçar os escravos fugitivos, a partir de então.
A fuga também ajudou na precipitação da abolição sorocabana (dezembro de 1887) e na vinda de trabalhadores livres da Europa, como os belgas em Porto Feliz.
Carlos Carvalho Cavalheiro é autor de 14 livros, entre os quais "Salvadora!", "Folclore em Sorocaba", "Scenas da Escravidão", "Folia de Reis em Sorocaba", "Vadios e Imorais", entre outros. Esta última obra, "Vadios e Imorais", que trata da situação do negro no pós-abolição em Sorocaba e Médio Tietê, recebeu o Prêmio Anual de Literatura de Sorocaba, 2011, como melhor obra de História Social.
Apesar de lecionar em Porto Feliz, o autor reside em Sorocaba. Foi o idealizador da Enciclopedia Sorocabana (www.sorocaba.com.br/enciclopedia) e presta consultoria para a Educar Turismo Pedagógico (de Sorocaba), na realização de roteiros de city tour como o "África em nós" e "City tour pela História de Sorocaba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário