domingo, 5 de fevereiro de 2012

Los Omaguacas

Década de 1990 em Sorocaba... O sonho de uma América Latina livre estava no discurso poético de vários cantores e compositores. Nos de Chico Buarque, nos de Milton Nascimento, nos de Mercedes Sosa... E mesmo nos da nossa "irmã" estadunidense, Joan Baez...
A Praça Coronel Fernando Prestes era habitualmente utilizada como palco por um excelente grupo de música andina (creio que eram da Bolívia), chamado "Los Omaguacas". Tive a honra de trocar meia dúzia de palavras com Rosendo R. Martinez, o compositor do grupo. É claro que ele nem se lembra do fato, mas é para mim grata lembrança.
O grupo vendia fitas K7 com músicas próprias e de outros compositores. Quando iniciaram a venda de CDs, adquiri o meu (cuja capa ilustra este post).
Gosto muito de "Morena Linda" e "Libre como el viento", esta última um libelo à Liberdade: "Quiero cantar e volar como los pasaros / y ser libre como el viento"... Pena que não haja a letra completa das músicas, nem no encarte e nem na internet (pelo menos não as encontrei).
Já a música "Nunca digas nunca" eu pretendo usar como tema do filme de western que um dia vou dirigir e produzir... Isso se o Rosendo permitir, é claro. Mas a música é excelente.
Saudades desse tempo em que sonhávamos mais, vivíamos mais e ouvíamos mais a voz da nossa América Latina.
Será que algum dia "Los Omaguacas" retornam a Sorocaba?

Nenhum comentário:

Postar um comentário