sábado, 10 de abril de 2010

Mais um pouco do Batuque e da Umbigada



Recebi, por e-mail, a mensagem abaixo:

Olá,

A partir do próximo sábado, dia 10 de abril, o Ingoma Paulista, núcleo do Kolombolo diá Piratininga que realiza pesquisas e atividades relacionadas às expressões populares paulistas, promove palestras, apresentações e oficinas de construção de instrumentos sobre três das principais manifestações afrobrasileiras do Estado de São Paulo: Samba de Bumbo, Batuque de Umbigada e Jongo.
Os encontros fazem parte do projeto A Ingoma Paulista: Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada e serão realizados gratuitamente, em sua maioria no Teatro da Vila, sempre aos sábados, marcando um encontro de gerações com a presença de mestres e também de grupos que se formaram recriando as tradições desses batuques na capital.
O evento de abertura (10/04) contará com a palestra “Introdução à Ingoma Paulista”, do Prof. Alberto Ikeda, do Instituto de Artes da Unesp, e o “Encontro das ingomas da capital”, com os grupos Cachuera, Sambaqui e Kolombolo apresentando os três batuques (confira a programação completa no flyer anexo).

Sobre o Projeto - O projeto “A Ingoma Paulista: Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada”, foi vencedor do edital Promoção da Continuidade das Culturas Tradicionais do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura.
O objetivo é apresentar ao público em geral um panorama teórico e prático dos batuques paulistas e promover a agregação e a cooperação entre as pessoas e grupos que já desenvolvem atividades, teóricas e práticas, ligadas aos batuques paulistas tendo sempre como referência os mestres tradicionais.
Estarão presentes o Batuque de Umbigada de Tietê, Piracicaba e Capivari, o Jongo do Seu Antonio Moreira de Cunha, o Jongo Cabloco de Lagoinha, o Samba-Lenço de Mauá e o Samba de Roda da Dona Aurora, de Vinhedo e Louveira. Ao lado da tradição original, estarão os grupos Cachuera, Sambaqui e Kolombolo.

Serviço:
10/04 - Abertura
14h-17h - Palestra "Introdução à Ingoma Paulista"
Prof. Alberto Ikeda (Unesp)
Teatro da Vila (Rua Jericó, 256 - Vila Madalena)

18h-21h - Encontro das ingomas da capital
Grupos Cachuera, Sambaqui e Kolombolo
E. E. Brasílio Machado (Rua Morás, 630 – Vila Madalena)

--

Comunicação
Kolombolo Diá Piratininga
www.kolombolo.org.br
twitter.com/kolombolo


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário