domingo, 27 de junho de 2010

Depois de três anos... saiu o livro "Vadios e Imorais"

Escrito em 2007, o livro "Vadios e Imorais - Preconceito e Discriminação em Sorocaba e Médio Tietê", de autoria de Carlos Carvalho Cavalheiro, acabou de ser publicado pela Crearte Editora. O livro conta sobre a situação do negro em Sorocaba e região após a Abolição, com toda a perseguição institucional sofrida pelos ex-escravos, os quais foram vítimas de recrutamentos forçados e de perseguição policial numa guerra à vadiagem.
Naquela época, após 1888, a imprensa costumava insinuar que o aumento de vadios pelas cidades se dava pela libertação dos escravos. Ou seja, segundo as elites, os negros libertos tendiam à vadiagem.
Esse pensamento era comum na sociedade escravocrata, a qual, como forma de justificar a própria instituição escravista, dizia que a escravidão era um benefício para os negros, eis que não estavam preparados para viver em sociedade como homens livres. No romance estadunidense "A Cabana do Pai Thomaz", há uma citação nesse sentido que diz "Quando o negro está sob a tutela do amo comporta-se convenientemente, mas, logo que o libertam, torna-se preguiçoso, incapaz e bêbado. A liberdade não é benefício para eles".
Além do preconceito, da perseguição e discriminação aos negros, o livro trata, também, da busca de uma territorialidade negra através da liderança de João de Camargo (o famoso taumaturgo) na Água Vermelha.
A tiragem do livro é reduzida: apenas cem exemplares para comercialização. A produção desse livro teve o patrocínio da empresa paulistana Canhedo Beppu, Engenheiros Associados.
"Vadios e Imorais" conta com prefácio de Ademir Barros dos Santos, pesquisador de negritudes e mestrando em História Social pela USP.
O livro pode ser encontrado nas Livrarias Pedagógica (Tel.: 15 - 4009-2000) e Livraria Nacional (Tel: 15 - 3231 0508).

Nenhum comentário:

Postar um comentário