segunda-feira, 28 de junho de 2010

Semana das Nordestinidades em Sorocaba





Sempre apoiei a iniciativa dos amigos Selma e Alexandre Araújo na construção do Centro de Cultura e Tradições Nordestinas de Sorocaba (CCTN), desde a época em que fundaram a "Folha Nordestina" (jornal que hoje, parece-me, está sob outra direção). Acreditava - e ainda acredito - que a cidade de Sorocaba é a soma, num enorme caldeirão, de culturas e de pessoas. Assim foi no passado, onde nas Feiras de Muares reuniam-se estrangeiros e brasileiros de todas as paragens. Lembro-me de ter lido em algum livro do Aluísio de Almeida que a presença de baianos nessas feiras era tamanha que o padre historiador chegou a duvidar da veracidade dos relatos, até poder prová-los através de farta documentação.
Vejo com intensa alegria o sonho do CCTN se consolidar e se cristalizar na realização de eventos anuais que são, nada mais e nada menos, do que a comunhão desse povo que se liga através de semelhanças culturais, criando a identidade que os amalgama em terras estranhas: são nordestinos! Baianos, pernambucanos, alagoanos, paraibanos, sergipanos, cearenses... Não importa a procedência, ou seja, de qual Estado da nação vieram. São todos, aqui, nordestinos.
Recebi a mensagem da Selma Araújo convidando para a Semana das Nordestinidades. Repasso a vocês:

Participe do maior evento cultural de Sorocaba

De 01 a 04 de julho de 2010 acontecerá em Sorocaba, na sede da associação CCTN- Centro Cultural de Tradições Nordestinas, uma grande festa: “O Dia Municipal do Nordestino e a Semana da Nordestinidade”.

A homenagem trará para a cidade toda a alegria e diversidade de centenas de diferentes costumes e tradições trazidas pelo povo proveniente do multicultural Nordeste brasileiro.
Para o CCTN, essa justa homenagem trará uma excelente oportunidade para que o povo nordestino reencontre suas raízes.
A idealização de tornar projeto de lei e fazer parte do calendário anual da cidade como uma das festas anuais para difundir e promover a cultura nordestina é do vereador nordestino Luís Santos, que acredita que o município de Sorocaba concentra uma grande população de nordestinos fora de suas terras natais.
O evento tem como iniciativa divulgar e promover a cultura nordestina através de vídeos, palestras, documentários, teatro, literatura de cordel, música, dança, gastronomia, artesanato, de modo a promover a interação entre os participantes e assim possibilitando à comunidade nordestina e ao público em geral um mergulho nas suas raízes culturais, o que contribuirá para um maior aprofundamento da compreensão da formação da identidade nordestina.
A realização do evento é do CCTN, com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba e da Secretaria de Cultura.
Esse evento, que promoverá a cultura nordestina e equilibra conscientização com celebração, acontecerá nos dias 01 a 04 de julho na Avenida Itavuvu, 4.600, na sede da associação CCTN.

Tragam seus berimbaus, tambores, violões, bandeiras, saias rodadas, poemas e poesias e vamos festejar com muita paz, harmonia, união, respeito e orgulho de ser nordestino.

Caravana do Cordel

A Caravana do Cordel é um projeto coletivo, construído por poetas nordestinos radicados em São Paulo. O grupo, formado além de poetas, artistas plásticos, músicos e pesquisadores, vem alcançando grande sucesso em suas reuniões mensais por vários espaços culturais e nos eventos realizados em São Paulo e no entorno da capital, mantendo viva a tradição itinerante da poesia.
É um movimento-escola cujo objetivo é propagar o cordel e formar seguidores dessa arte centenária nascida no Nordeste brasileiro.

Aderaldo Luciano é poeta, doutor em Literatura, palestrante e músico.

Nando Poeta autor de vários cordéis, professor engajado nas causas sociais.

Moreira de Acopiara poeta e declamador, autor de vários cordéis.

Varneci Nascimento, poeta, autor de vários cordéis e palestrante.

Veja a programação para apresentações no Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Sorocaba na Semana da Nordestinidade:

Palestras sobre cordel intituladas:

01/07 ás 18:00h - Marca identitária do Nordeste por Aderaldo

02/07 às 14:00h - Cordel gracejo e política: Nando Poeta e Varneci Nascimento

03/07 às 11:00h - Recital (com os poetas presentes)

Lançamentos de cordéis: A arte de Lutar de Nando Poeta; João Grilo o Presepeiro no Palácio de Pedro Monteiro; História das Copas do Mundo em Cordel (Autores da Caravana do cordel); Rosinha e Alemão de Moreira de Acopiara.

Um comentário:

  1. Cavalheiro, falei pra Selma que vc tem cópia do documentário sobre Padre Cícero. Se ela precisar é possível vc dar uma cópia para ela? Felicidades.

    ResponderExcluir