domingo, 23 de janeiro de 2011

Por que sou professor?

Algumas pessoas me perguntam: Por que ser professor? Não é uma profissão valorizada (ao menos como deveria ser), nem prestigiada. Nem sempre as pessoas - pais, alunos, colegas... - entendem o seu trabalho e nem o valor de sua dedicação.
Então, por que ser professor? É que, às vezes, surpreendentemente, recebemos a informação de que alguém entendeu o seu trabalho... No dia 27 de dezembro, como presente de Natal (atrasado), recebi da minha aluna Kênia Machado, que se formou em 2010 no Ensino Fundamental, a mensagem que compartilho com vocês. Aí poderão saber porque eu sou professor.


Olá Professor Carlos!


Bom, eu infelizmente não pude te convidar para ser o nosso "paraninfo" na formatura, pois não dependia só de mim, sabe como é né... a sala inteira quem decide!
mas gostaria que soubesse que desde o começo do ano, eu já queria que fosse o senhor.
Pois acho que ninguém melhor para ser o paraninfo de uma sala do que um professor que esteve com a gente desde que entramos para o ginásio, que nos preparou para o vestibulinho, que apostou na gente na Olimpíada de História, que mesmo sabendo que era meio que injusta a olimpíada acreditou em nós!
Não sei se realmente era isso, mas eu via que o senhor gostava da gente, tanto que de uma certa forma conhecia as dificuldade e as facilidades de cada um, sabia até quais eram os grupinhos rsrs.
Olha, você sempre manteve a pose de "durão" com a gente, mas mesmo assim, sabíamos reconhecer a sua maneira de ensinar, eu pelo menos sempre admirei a sua postura! e que postura hein, Prof°.
Aprendi e tenho certeza que todos aprendemos o significado de ética e o que é ser uma pessoa ética, aprendemos que temos no mínimo o direito de vivermos em um ambiente limpo rsrs, aprendemos o que é APOGEU, enfim... foram tantas coisas!
Coisas que o senhor pode ter achado: "duvido que daqui a uma semana eles vão lembrar disso", não professor, levaremos para a vida toda cada palavra que procuramos no dicionário nas suas aulas (ou quase todas), a organização que era bem clara em tudo o que o você fazia!
Muito obrigada professor, por fazer de nós, pessoas de verdade! Obrigada por nos mostrar que temos direitos, por abrir nossos olhos diante da sociedade, por nos preparar para a vida!
Lembro perfeitamente de quando o senhor nos disse: Até aqui e vida é fácil pra vocês, mas a partir do ano que vem vocês vão até assustar, nada vai ser igual, vai ser tudo mais difícil!
É disso que precisamos, era isso que queríamos! e felizmente tivemos o senhor para nos orientar!
Com você enxerguei a sujeira que é a sociedade, e que se não lutar pelo que quero, vou apanhar muito, aprendi também que não posso me deixar abater com as dificuldades e os desafios da vida, pois Deus gosta de guerreiro, ele quer guerreiros, quer que sejamos persistentes e que lutemos pelos nossos objetivos!

Professor, tenho certeza que foi Deus quem te mandou para me dizer aquelas coisas naquele meu momento de fraqueza!

Bom, o que a gente quer dizer, a gente nunca diz realmente... mas eu acho que o principal escrevi aqui!

Muito obrigada professor, não sei você, mas eu te considero meu amigo!
Obrigada por cada conselho, por enxergar quando estava triste e tentar me animar, por fazer parte da nossa historia no Coronel, por ter sido paciente comigo!
enfim, acho que fazer pelo senhor o que você fez por mim não vai ser tão fácil, mas agora que eu já sei que você acredita em mim, eu vou vencer!

Toda a felicidade do mundo para o senhor, você merece,e pra sua esposa também... Um Feliz Natal atrasado e um Próspero ano Novo! Que em 2011 outros alunos tenham a mesma oportunidade que eu tive!

Um forte abraço Kenia!

3 comentários:

  1. Parabéns, cavalheiro. Um professor temperado por humanismo. Não deixe de ler em meu blog penúltima matéria que trata exatamente do piso dos professores. Felicidades.

    ResponderExcluir
  2. Me orgulho todos os dias por ter conseguido me expressar!

    abração Professor Carlos.

    ResponderExcluir