quinta-feira, 21 de março de 2013

Professor de História publica artigos sobre negritude em Porto Feliz

http://www.jornalrol.com.br/cidadania/index.php?option=com_content&view=article&id=2560:historia&catid=174:redacao&Itemid=44

O termo negritude é usado para designar tudo aquilo que se refere a identidade do negro no Brasil. História, memória, costumes, manifestações culturais, traços da religiosidade, enfim, qualquer informação que permita a construção política de um identidade cultural.


Com essa perspectiva o professor de História e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro vem publicando, desde janeiro de 2013, uma série de artigos no jornal "Tribuna das Monções", sobre aspectos da negritude portofelicense.



São temas variados como a escravidão na cidade, a história da capoeira em Porto Feliz, o costume do batuque e até a discriminação racial (ou étnica).

Dessa forma, muitas informações sobre a participação dos negros na construção da História de Porto Feliz acabam sendo realçadas, contribuindo tanto para a formação dessa identidade como para a própria cidadania.


O professor Carlos Carvalho Cavalheiro leciona a disciplina de História na EMEF. Coronel Esmédio desde 2006. Participou da Comissão do Centenário da Escola em 2008, recuperando fotos antigas, sugerindo logotipo do centenário e realizando a exposição comemorativa no Museu Histórico e Pedagógico das Monções.



Participou ainda do Conselho Municipal de fiscalização do Fundef (Fundo de Manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental) em 2006.Por dois anos seguidos (2010 e 2011) orientou alunos da EMEF. Coronel Esmédio na Olimpíada Brasileira de História do Brasil, chegando, nas duas oportunidades, na penúltima fase.



Ainda em 2011, foi um dos professores responsáveis pela campanha de produção de hortaliças por alunos da EMEF. Coronel Esmédio, com o intuito de fornecer alimentos a Cidade dos Velinhos e Participou da Comissão julgadora do Mapa Cultural Paulista (Literatura).



A convite da "Tribuna das Monções", jornal com o qual colabora desde 2007, produziu os artigos sobre a História e Memória dos afrodescendentes de Porto Feliz, os quais deverão ser publicados, pelo menos, até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário