domingo, 13 de abril de 2014

Cidadão Negro

Em 2013 publiquei o livro "Nossa Gente Negra" que contém uma série de biografias de personalidades negras (pretos e pardos, conforme a classificação do IBGE) que auxiliaram na construção da História de Sorocaba.
Algumas dessas personalidades, conforme anotei nas referidas notas biográficas, acabaram se tornando nome de ruas da cidade.
Nos anos de 2013 e 2014 também publiquei diversos artigos sobre a História dos negros portofelicenses no jornal "Tribuna das Monções". Num dos últimos textos fiz um breve relato de personalidades que tiveram presença na história local. Da mesma forma que os personagens sorocabanos, os de Porto Feliz também alcançaram, alguns, a dádiva de ter eternizado o seu nome, emprestando-o para denominar uma rua.
Entretanto, parece-me importante perceber que para a memória histórica e, ainda, para a elevação da autoestima da população negra - que se vê com referenciais ao longo da História da cidade - seria interessante que as placas indicativas dos nomes de ruas contivessem os termos "Cidadão negro de...".
Isso porque, no futuro o acesso a essa informação poderá ser prejudicado por falta de fontes e de registros.
Faz-se, então, necessário que se reforce que determinado cidadão pertencia a determinada etnia afim de que, como foi dito, possa a população da localidade reconhecer os seus referenciais, ou seja, aqueles que contribuíram para que a História fosse construída.
Fica a dica para os edis.

13.04.2014
Carlos Carvalho Cavalheiro

2 comentários:

  1. Campinas já saiu à frente:
    http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/11/projeto-faz-homenagem-historia-de-personalidades-negras-em-campinas.html

    ResponderExcluir
  2. Campinas já saiu à frente:
    http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/11/projeto-faz-homenagem-historia-de-personalidades-negras-em-campinas.html

    ResponderExcluir