segunda-feira, 1 de março de 2010

Dia 8 de Março...























Dia 08 de Março está chegando...


Dia Internacional da Mulher! Porém, é e nasceu como Dia da Luta pela emancipação da mulher. Talvez, poucos saibam, mas essa História começou com uma greve das operárias tecelãs estadunidenses de Nova Iorque, que lutavam pela redução da excessiva jornada de trabalho. Isso foi em 1857. Os patrões da fábrica Cotton, mancomunados com a polícia, atearam fogo na fábrica, onde estavam alojadas 129 operárias que morreram sufocadas e queimadas. Dizem que para se proteger das chamas, essas operárias usaram tecidos fabricados naquela empresa, os quais eram da cor lilás (por isso o lilás teria se tornado a cor da luta feminista).


Quero lembrar, ainda, outra figura espetacular e que tive o privilégio de conhecer: a líder operária Salvadora Lopes Peres. Foi a primeira mulher a ser eleita vereadora em Sorocaba, no ano de 1947, embora não pôde assumir a cadeira por ter sido cassada, acusada de ser membro do Partido Comunista.


Salvadora Lopes foi defensora ferrenha dos ideais de liberdade e ousou manter o dom sagrado da indignação (como diria Bakunin) até o seu último dia de vida nesta terra.







Foto Salvadora: Werinton Kermes



Um comentário:

  1. Cavalheiro, antes parabéns pelo blog. SEGUIREI SEU BLOG, NÃO DEIXE TAMBÉM DE SEGUIR O MEU BLOG. Rede alternativa na blogosfera. Quanto às mulheres, acho que no Brasil, as mulheres que podem puxar um grande movimento atualmente são as professoras, pela valorização, pelo piso salarial e pela educação de qualidade. Elas são a maioria no magistério.

    ResponderExcluir