sábado, 3 de abril de 2010

Batuque de Umbigada em Piracicaba


O batuque de Umbigada é uma manifestação presente em diversas localidades do Brasil, com algumas alterações e nomes distintos. Ela está presente em alguns Côcos de Pernambuco, no Tambor de Crioula do Maranhão etc. Na região do Médio Tietê, no Estado de São Paulo, a umbigada se mantém como um dos últimos resquícios da escravidão negra na região, dominada pela produção de cana de açúcar. Antigamente, podia-se ver grupos de umbigada em Sorocaba, Porto Feliz e Itu. Hoje, restringe-se a algumas cidades como Piracicaba, Capivari, Tietê e Rio Claro (nesta última, a banda Fulanos de Tal - que mistura as músicas tradicionais do Médio Tietê como o tambu, o cururu e o batuque com linguagem pop e rock - produziu um CD com o Tambor do Congo grupo de umbigada). Por falar nisso, um abraço aos amigos Newton Barreto e Clécio Stuani.
Fiz essa introdução para dizer que recebi do amigo Vanderlei Bastos, de Piracicaba, o convite para uma noite do Batuque de Umbigada, conforme segue abaixo.

culturaspopulares] NOITE DO BATUQUE DE UMBIGADA EM PIRACICABA SP Domingo, 21 de Março de 2010 12:39
De: "vanderleibastos"
Para: culturaspopularesBR@yahoogrupos.com.br

SARAVÁ BATUQUEIROS E BATUQUEIRAS GRANDE NOITE DO BATUQUE DE UMBIGADA EM PIRACICABA SP, O EVENTO ACNTECERÁ NO DIA 08/05/10 Á PARTIR DAS 23:00HS COMEMORANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE TREZE DE MAIO E CONTARÁ COM AS SEGUINTES PARTICIPAÇÕES:
-BATUQUE DE UMBIGADA DE PIRACICABA, TIETÊ, CAPIVARI E RIO CLARO
-CASA DE BATUQUE DE FOGO VERDE
-PROJETO CASA DE BATUQUEIRO
-ASSOCIAÇÃO CULTURAL ERÊS
GRANDE OPORTUNIDADE PARA REVERMOS VELHOS AMIGOS E ENCONTRARMOS OUTROS NOVOS
-CLUBE TREZE DE MAIO
-RUA TREZE DE MAIO 1118
-CENTRO PRÓXIMO A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
-PIRACICABA SP
OBS - QUEM VEM ?
DEIXE SEU TOQUE

"Vanderlei Bastos" : vanderleibastos@yahoo.com.br

Fonte da imagem: http://doceinfancia.ning.com/group/vamosparamaracangalha

Um comentário:

  1. Muito legal. Parabéns pelos seus estudos e pela divulgação de movimentos culturais e populares sem sombra de dúvidas seu trabalho é de fundamental importância.
    Um abraço
    Maffei

    ResponderExcluir