quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Treze de Maio


Amanhã será dia 13 de Maio... Há 122 anos a escravidão era legalmente condenada no Brasil. A sonhada - e conseguida através de muita luta - Abolição ocorrera.

Estranhei, de certa forma, que os 120 anos dessa data (ocorridos em 2008) passassem praticamente despercebidos. Não finjo aqui desconhecer a preferência pela data do 20 de Novembro (data da morte de Zumbi e, atualmente, da Consciência Negra), mas acho que, de certa forma, empobrecemos quando nos esquecemos do 13 de Maio.

Lembro-me até que foi no Centenário dessa data (em 1988) que o movimento pela Consciência Negra ganhou destaque, força e a atenção da mídia. Diversos livros sobre a negritude foram publicados naquele ano. A televisão veiculou uma minissérie como o nome "Abolição". Os jornais divulgaram maciçamente informações, artigos, debates sobre a história do negro e a cultura afrobrasileira.

As datas, assim como qualquer valor simbólico, é construído historica e socialmente. Portanto, penso, não se trata de descartar a data - no caso, o Treze de Maio - e sim reelaborar e dar novo sentido a uma nova construção simbólica. Recuperar nos vestígios do passado, as lutas e a resistência negra que permitiram a assinatura da Lei Áurea. Essa Lei não foi uma benesse da Princesa Isabel - como a versão da História Oficial nos conta - mas sim, o reconhecimento do governo imperial de que a escravidão era uma instituição falida e insustentável (graças à luta do povo negro, especialmente nos últimos anos).

Não me lembro quem disse que se não fosse a luta dos caifazes (abolicionistas de São Paulo) aliados aos escravos que se recusavam a permanecer presos nas senzalas (e, por isso, fugiam), a escravidão no Brasil perduraria muitos anos além.

Portanto, o Treze de Maio não é uma data em que se comemora a atitude unilateral do governo imperial na Abolição. É, antes de tudo, o resultado final da luta do próprio escravo pela sua emancipação.

Assim foi a luta de Preto Pio que liderando centenas de escravos, fugiu das senzalas de Capivari rumo ao Quilombo do Jabaquara (Santos) em outubro de 1887.

Um viva ao Preto Pio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário