sábado, 11 de setembro de 2010

O Espírito de Cruzada



As inconsequentes e irresponsáveis declarações do pastor Terry Jones, que ameaçou queimar exemplares do Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos) em praça pública, como protesto pela pretensão de se contruir uma Mesquita (templo islâmico) próximo ao local do ataque ao World Trade Center em 11 de Setembro de 2001, revela apenas que ainda se usa a religião como justificativa para realizar atos de discriminação e preconceito.

É o mesmo espírito das Cruzadas que impelia os cristãos europeus a combater os muçulmanos na Terra Santa. Ocorre que nem sempre se esclarece que por trás de tais atrocidades sempre havia interesses outros que não a alardeada defesa da fé religiosa. A conquista de novas terras - escassas na Europa daqueles dias - explica com mais convicção a ânsia de combate do que apenas a questão da religião.

Após as delcarações do pastor Terry Jones, o Jornal Nacional (aquele mesmo, da Rede Globo) destacou em sua reportagem a reação do "mundo islâmico". Coincidentemente, os países apontados são os mesmos nos quais os EUA intervieram militarmente ou pretendem fazê-lo: o Afeganistão e o Irã.

Há alguns dias do anúncio da retirada das tropas estadunidenses do Iraque, o que o pastor conseguiu foi criar um clima de tensão que, se tiver maiores desdobramentos, poderá resultar na permanência e invasão dos EUA nos países citados.

Quando perseguida pelo Império Romano, a Igreja cristã sempre se portou como injustiçada. Parece que agora, para não transparecer incoerência, deveriam os cristãos repudiar as declarações do pastor Terry Jones. Em nome da convivência pacífica e contra a intolerância religiosa.



Fonte consultada (incluindo para a imagem):
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/09/pastor-americano-promete-queimar-o-alcorao-e-coloca-autoridades-em-alerta.html

Um comentário:

  1. ESSE PASTOR É UM LOUCO QUERENDO APARECER!


    PARARIA ESPIRITUAL CIBERNÉTICA

    Você artista, idealista e criador(a).. está convidad@ a participar da Padaria Espiritual. Agremiação cujo nome é uma homenagem a um dos mais antigos e famosos movimentos culturais do Brasil, a Padaria Espiritual fundada em 1892. O presente grupo é composto por blogueiros, escritores, fotógrafos, dramaturgos e cineastas de todo o Brasil. Ou quem domine várias linguagens ao mesmo tempo,com objetivo de integrar os criadores, divulgar suas obras, no mínimo uma vez por mês, e oferecer cultura de qualidade aos ciberpúblico e apreciadores da cultura além de com eles interagir. Na verdade, dentro da filosofia dos criadores da Padaria Espiritual: OFERECER PÃO PARA A MENTE, PARA O ESPÍRITO, PARA O ENLEVO, O ENCANTO E O CRESCIMENTO DE TOD@S. Eis o link:
    http://pt-br.facebook.com/group.php?gid=149493511749734

    ResponderExcluir