segunda-feira, 15 de julho de 2013

Artigos do historiador Adalberto Coutinho

Adalberto Coutinho de Araújo Neto é um historiador sorocabano que possui uma considerável produção, especialmente acerca do sindicalismo ferroviário. Fomos colegas do curso de História na UNISO, no final da década de 1990. Ele é autor do livro "Sorocaba Operária", título já consagrado. Abaixo, seguem alguns links de trabalhos seus que ele enviou para divulgação:

Entre a Revolução e o Corporativismo – dissertação de mestrado que trata da experiência sindical dos ferroviários da EF Sorocabana na década de 1930, além de sua formação como trabalhadores desde 1875, quando a ferrovia entrou em funcionamento, até 1940, limite do recorte temporal da pesquisa.
O Socialismo Tenentista – tese de doutoramento que trata de uma modalidade do socialismo reformista que existiu em São Paulo durante a década de 1930, que envolvia elementos socialistas que se tornaram socialistas, embora não tenham ingressado no PCB de Luiz Carlos Prestes.
Artigo “O socialismo tenentista” – Legião Cívica 5 de Julho, artigo sobre uma das organizações socialistas tenentistas existentes em São Paulo durante a década de 1930, publicado na Histórica, revista eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Artigo “Ferroviários e tenentes” – artigo publicado na Histórica, revista eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Trata principalmente do envolvimento dos ferroviários da EF Sorocabana com os tenentes durante a década de 1930.
Artigo “Contribuição para a história da participação dos imigrantes espanhóis nas lutas operárias de Sorocaba, na primeira metade do Século XX”. Artigo publicado na página da Editora Crearte.
Artigo “A Sorocabana e seus trabalhadores”. Artigo publicado na página da Editora Crearte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário