quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vadios e Imorais

Há alguns anos eu pesquiso sobre assuntos relacionados à negritude e à história dos negros em Sorocaba e Médio Tietê. Como resultado desses estudos, publiquei em 2006 o livro "Scenas da Escravidão" e, no ano seguinte, o cordel "A História do Preto Pio e a fuga de escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba".
Agora, tenho a satisfação de informar que "está no prelo" (como se dizia há alguns anos) o meu mais recente trabalho: "Vadios e Imorais: Preconceito e discriminação em Sorocaba e Médio Tietê". Publicado pela Editora Crearte, teve como apoio cultural a empresa Canhedo Beppu - Engenheiros Associados Ltda., de São Paulo.
Vadios e Imorais tece considerações sobre a situação do negro após a Abolição, especialmente na cidade de Sorocaba e na região do Médio Tietê (o nosso Mississipi Paulista). Analisando a documentação referente ao final do século XIX e início do século XX verifiquei a existência de uma sistemática perseguição promovida contra tudo o que se relacionasse com os negros, como a emissão de Posturas Municipais proibindo boa parte das manifestações de origem afrobrasileira. Em contrapartida, os negros desenvolveram estratégias de defesa de uma territorialidade e de expansão das relações sociais e de espaço de ação política.
Contudo, ainda ficou latente a ideia de que o negro não estava moralmente preparado para a vida em liberdade e, por isso, fugia do trabalho. Por essa forma de pensar, promoveu-se uma perseguição aos negros através de uma "guerra à vadiagem" (procurando associar essa prática com a ocorrência da liberdade dos escravos) e, depois, o recrutamento forçado.
O livro deverá estar nas prateleiras das livrarias ainda neste mês de junho. A tiragem é limitadíssima e terão apenas cem exemplares para venda.
O objetivo do livro é despertar o interesse de novos pesquisadores sobre o assunto, o que deverá contribuir para o desenvolvimento de consciências e de posturas de combate ao preconceito e ao etnocentrismo.
O livro conta ainda com um excelente prefácio de Ademir Barros dos Santos.

Um comentário:

  1. Parabéns Carlos, é com muita satisfação que tenho o prazer de dia a dia encontrar com você nos corredores da Escola Coronel Esmédio, pois pessoas como você estão ficando cada vez mais raras. Por isso continue seus trabalhos,suas pesquisas e envolvendo os alunos que assistem as suas aulas semeando neles a verdadeira cidadania e brasilidade.

    Wilson.

    ResponderExcluir