sexta-feira, 22 de outubro de 2010

VOCÊ CONHECE ALTINÓPOLIS?

História, belezas naturais e folclore esperam por você no nordeste paulista.

Surgida em 1865 com a cultura do café essa pequena cidade do nordeste paulista (região de Ribeirão Preto) é hoje um atrativo turístico para quem procura o sossego do interior e natureza exuberante.
Em janeiro há o famoso e tradicional encontro de Folias de Reis, evento em que se reúnem Companhias de Reis de todas as partes do Brasil. A população da cidade (que é de cerca de 14 mil habitantes) chega a dobrar ou triplicar nesse período devido os visitantes. Concebido pelo senhor Antônio Frigheto, hoje o Encontro de Folias é organizado pelos seus filhos Ana e Ronaldo.
A cidade conta ainda com belíssimas esculturas do artista plástico Bassano Vaccarini no Jardim das Esculturas, logo na entrada de Altinópolis. São cerca de 41 esculturas em 07 monumentos que exaltam a mulher. Há ainda, como atrações da cidade, a Antiga Estação Ferroviária (hoje Centro de Informações Turísticas), o Mirante (que oferece vista de 360 graus, podendo visualizar dezenas de cidades vizinhas), o Parque da Lagoa (com seu espelho d'água e área de recreação), a capela de José Venâncio de Azevedo Leal (fazendeiro morto pelo famoso bandido Dioguinho em 1895) na antiga Estrada para Batatais.
Altinópolis é considerada um verdadeiro santuário ecológico do nordeste paulista. De clima agradável, povo hospitaleiro e gentil, a cidade conta com 10 grutas e 35 cachoeiras, além de trilhas e caminhos. A Cachoeira do Humaitá possui um escorregador natural de sete metros de altura e grande piscina natural. A cachoeira do Esmeril impressiona pela grandeza do volume de água de sua queda de 60 metros de altura. No Vale do Itambé encontra-se a gruta e cachoeira do mesmo nome. Na parte interna da gruta há um belíssimo espelho d'água. Há 355 metros de galerias nessa gruta.
A Cachoeira do Itambé, assim com a do Esmeril, tem sua queda d'água de 60 metros de altitude. Altinópolis conta ainda com o Morro da Mesa e o do Forno, onde é possível realizar caminhadas e explorar pequenas grutas.
Para quem gosta de pescaria existe também o Pesqueiro do Felipe (Km 334 da Estrada Altinópolis-Cajuru), aberto de sexta a domingo.
Hospedar-se em Altinópolis ainda não é muito tranqüilo. Para quem procura sofisticação o mais indicado é hospedar-se em Ribeirão Preto. No entanto, para as pessoas que não se importam em hospedar-se em local mais simples, porém limpo, existe o Hotel Marajoara (Praça da Matriz - Centro - tel.: 016 665 0255). Há pousadas como a São João da Mata (Centenária fazenda de café - tel.: (016) 665 0216), o Recanto Tia Ana (com lago para pesca - tel.: (016) 761 2601), o Sítio Oyo Veyo (Tel.: (016) 665 0373), a Estância Camegus (Casa com 4 quartos. Tel.: (016) 665 2066), a Pousada Humaitá (com cachoeira. (016) 633 1463), e a Estância Maranata (Tel.: (016) 665 1223).

História do Banditismo Paulista
Altinópolis foi visitada muitas vezes pelo famoso bandido paulista Dioguinho, morto em 1897 durante a perseguição da polícia. Por ser uma região cafeeira, muitos fazendeiros utilizavam-se dos "serviços" do bandido Dioguinho para resolverem contendas políticas.
Hoje, passado mais de cem anos, a fama de Dioguinho continua viva na memória do povo Altinopolense. Nada raro é encontrar quem conheça suas histórias. O hospitaleiro, atencioso e gentil povo de Altinópolis não mede esforços para saciar nossa curiosidade acerca desse personagem que já foi tema de livros, teses de mestrado e filmes. O médico aposentado José Barbosa é um desses cidadãos que conhece bem essa fase da história paulista. Outro estudioso e historiador de Altinópolis é o senhor Oldemar Brondi, incansável pesquisador da história de Altinópolis e do Dioguinho. Foi ele quem descobriu onde havia a capela do José Venâncio de Azevedo Leal, morto em tocaia pelo Dioguinho. O senhor Lysias, secretário do turismo, é outro preocupado com a história e do desenvolvimento turístico de Altinópolis.
Outro ilustre personagem nascido em Altinópolis foi o escritor José Guedes de Azevedo. Muito embora poucos o conheçam naquela cidade, José Guedes foi, além de escritor, prefeito de Bauru e diretor do famoso colégio Guedes de Azevedo, também da cidade de Bauru.
No entanto é raro encontrar um prédio centenário em Altinópolis. Quase toda a antiga cidade deu lugar a uma outra, nova e moderna.

Como chegar

Em São Paulo, na estação rodoviária do Tietê, saem ônibus diários (às 18 horas) da viação Nasser. Altinópolis dista 340 km da Capital paulista.
De automóvel, em direção a Ribeirão Preto (50 km depois dessa cidade).
Há vôos da TAM (Congonhas) e RioSul (Cumbica) para Ribeirão Preto.



Carlos Carvalho Cavalheiro
(2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário