segunda-feira, 20 de julho de 2015

Bate-papo abordará a memória das mulheres negras

Foto: Carlos Carvalho Cavalheiro


Na semana em que se comemora o "Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe", o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro realizará a apresentação de biografias de mulheres negras de Sorocaba, com um bate-papo sobre a importância dessas mulheres na história.
            Com o título “Memória de Mulheres Negras de Sorocaba”, Cavalheiro procurará ressaltar a participação das mulheres negras em diversos setores da nossa sociedade. Para o historiador, a visibilidade dessas histórias de vida pode servir como referência para a organização da luta contra a desigualdade, além de colaborar para a erradicação do preconceito.
            Essa atividade é resultado de trabalho final do curso EAD “Produção Intelectual de Mulheres Negras”, promovido pela Associação Mulheres de Odun (AMO). Após passar por uma seleção de inscritos, Carlos Cavalheiro teve sua inscrição homologada e a cada módulo do curso foi solicitado um trabalho. Neste trabalho final a atividade deveria ser prática.
            Com o apoio da Coordenadoria da Igualdade Racial de Sorocaba, por meio da professora Lucimara Rocha, o debate sobre a memória das mulheres negras de Sorocaba se concretizou.
O Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe surgiu em julho de 1992, quando mulheres negras de 70 países participaram do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, em Santo Domingo, na República Dominicana. O último dia do evento, 25 de julho, foi marcado como o "Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe", para celebrar e refletir sobre o papel das mulheres negras nestes continentes. Com isso, a mobilização de mulheres negras ganhou força e com isso, no Brasil, marcou-se para o dia 18 de Novembro de 2015 em Brasília, contra a discriminação racial na vida das mulheres negras que é constante.
            O bate-papo “Memória de Mulheres Negras de Sorocaba” ocorrerá no dia 20 de julho de 2015, às 15 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria da Igualdade Racial, sito a Rua Santa Cruz 116, centro- Sorocaba fone 32191920. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário